Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato” tem mais de 20 mil itens no acervo

Acervo é considerado eclético e interessante

Inaugurada em 1973, a Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato” é um espaço que abre as portas para todos e contém um acervo de livros, artigos, documentos entre 20 e 25 mil itens, de acordo com o bibliotecário Geraldo Magela.

Com 46 anos de existência, a Biblioteca vive de doações para ampliar o acervo, mas vem selecionando o material recebido. “Recebemos muitas doações, analisamos o que é agregador e que deixe o nosso acervo mais consciente”, disse Magela. Ele lembra que 15 mil obras já estão no acervo online e que a ideia é disponibilizar na rede, para que a população tenha acesso aos títulos.

Entre as obras, existe uma especial, segundo Magela. “Encontramos, no nosso acervo, uma bíblia em alemão gótico, traduzida por Martinho Lutero, com a data de 1856. Isso é uma relíquia”, destacou, enquanto folheava o item. No local, existem títulos em diferentes idiomas.

Magela, afirmou que a Biblioteca recebe um público pequeno, mas com uma rotina alta de frequência. A ideia é que o número de frequentadores aumente, disse.

Atividades realizadas na biblioteca

Com a ideia de fomentar a procura da população pela biblioteca, existem algumas atividades que são realizadas no prédio, como o recebimento de escolas ou grupos de moradores para um tour no local, o projeto Biblioteca Viva e o Acesso SP, que disponibiliza acesso à internet para munícipes, além da prestação de serviços na rede, como inscrições para concursos, emissão de nota fiscal, entre outros.

Segundo Magela, alunos que fazem o tour levam para casa um livro, para guardar de recordação da visita, além disso, a ideia é transformar a biblioteca em um espaço cultural.

Quero levar livros para ler em casa, como faço?

Se você, munícipe, tem o interesse de emprestar livros da biblioteca para ler em casa, é simples. Basta ir até o local munido de documento com foto e comprovante de endereço e realizar um cadastro. Caso seja menor de idade, esteja acompanhado dos pais ou responsável.

Após o cadastro, o munícipe pode levar até três exemplares para casa, podendo fazer proveito da obra por 15 dias, e renovar por mais 15.

A Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato” conta com seis funcionários e está localizada na rua Zico Soares, 129 – Centro. O espaço fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.