Ibiúna: Cartório Eleitoral segue realizando o cadastramento biométrico

O Cartório Eleitoral de Ibiúna comunica que a biometria pode ser feita até 19 de dezembro no Cartório Eleitoral. Quem não fizer a biometria este ano terá o título de eleitor cancelado, não poderá fazer empréstimos em bancos públicos, não conseguirá renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino nem se inscrever para concurso público, além de não obter o passaporte para viagem internacional.

Quem preferir pode fazer o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo (www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3) e comparecer pessoalmente na data agendada no Cartório Eleitoral, localizado na avenida Maria La Farina Milani, 671 – tel. (15) 3241-2995, com os seguintes documentos:

Documentação

Como documento de identificação a ser apresentado para o cadastramento biométrico, estão: RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM ou CREA, por exemplo), certidão de nascimento ou certidão de casamento. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida por não apresentar nacionalidade. Já passaportes devem conter a filiação – nome da mãe e do pai – para serem aceitos.

Entre os comprovantes de endereço aceitos, em nome do eleitor, estão: contas de água, luz, telefone, celular ou bancárias. É preciso conter nome e endereço e ser recente – com menos de três meses. Homens que forem emitir o primeiro título de eleitor precisam levar o comprovante de quitação do serviço militar.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas. O principal benefício é a segurança. O sistema biométrico garante que nenhum eleitor votará no lugar de outro.

 

registrado em: