Ibiúna participa do evento regional de ‘trocas de mudas de árvores nativas’

Na última quarta-feira (18/9), a Secretaria do Meio Ambiente de Ibiúna, participou no Horto Florestal Municipal de Piedade, do evento Troca de Mudas Regional. Ibiúna levou diversos exemplares de espécies nativas para o encontro e realizou a troca de mudas com município de Piedade, inclusa na programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

A ação também comemorou o Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio (16 de setembro) e faz parte do Termo de Cooperação Técnica Intermunicipal, que visa impulsionar e realizar projetos de Restauração e Conservação da Mata Atlântica e Cerrado na Região Metropolitana de Sorocaba. Além de Ibiúna e Piedade, participaram também os municípios de Boituva, Tatuí, Porto Feliz, Cabreúva, Sorocaba e Itu.

A troca de mudas foi uma oportunidade de ampliar a diversidade genética de espécies arbóreas para serem utilizadas nos plantios voltados para diversos fins em Ibiúna e região, bem como na formação de novas mudas.

O secretário de Meio Ambiente de Ibiúna, Jean Marcicano, que participou do evento, destacou o momento da troca. “ Levamos mudas de várias espécies como: aroeira salsa, jenipapo, gabiroba, Sibipiruna,  Angico e Pau d'alho. É muito importante essa ação de troca entre os municípios”, disse Jean.

O evento ocorreu  no CEA (Centro de Educação Ambiental) Villa, localizado na rua Anthigio Cavequini, s/nº, no Parque Residencial Presidente Médici, em Itu e em Piedade no Horto Municipal.