Secretaria do Meio Ambiente realiza monitoramento das obras de saneamento no município

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem executando o monitoramento e acompanhamento das obras de saneamento realizadas no município pela SABESP e antigo Consórcio Construtor São Lourenço ( CCSL), por meio do Grupo de Trabalho de Saneamento(GT-SAN). Tendo em vista este acompanhamento por meio do GT-SAN criado em 2017, houve inúmeros avanços na execução das obras, que por sinal estavam praticamente paradas devido aos documentos de emissão de posse dos proprietários que de certa forma impedia a conclusão das obras.

São aproximadamente 299 documentos,  que através de articulações, parcerias e empenho da Promotoria Pública e do Executivo Municipal, foram quase zeradas reduzindo até o presente para 8 documentos pendentes. Com isso, a porcentagem de execução das obras de contrapartida passou para 98%, e já estão executadas e aptos  os seguintes Sistemas de Abastecimentos de Água (SAA),  entre rede e 12 reservatório dos bairros: Figueira, Primavera, Cupim, Areia Vermelha, Cachoeira, Dois Córregos, Rio do Una, Vargem do Salto, Salto, Saltinho, Carmo Messias e Verava.

Já o bairro do Verava, cujo poço não deu água está sendo viabilizada nova alternativa.

Sistema de Esgotamento Sanitário: Redes e 4 ETEs executadas nos bairros: Rio do Una, Vargem do Salto, Carmo Messias e Verava.

O bairro sede, Ressaca e Areia Vermelha requerem finalização das obras localizadas (Estações elevatórias e ETE) e trechos da rede e coletor tronco - a Sabesp está viabilizando contratações para finalização.

A Secretaria do Meio Ambiente continuará a monitorar e acompanhar as obras em parceria com a SABESP e CONDEMA IBIÚNA.