Secretarias, escolas, empresas e munícipes participam do “Hora Verde”

Nesta sexta-feira (20), foi realizada a “Hora Verde”, com plantio de árvores simultâneos na cidade. A Prefeitura de Ibiúna, por meio das Secretarias do Meio Ambiente e Educação, participou da ação no Parque Linear, próximo ao bairro Ibiúna Garden. O espaço ganhou exemplares de árvores nativas, que foram plantadas por crianças da Escola Municipal ‘João Cardoso de Moraes’, pais, professores e o grupo do Programa Votorantim Pela Educação (PVE). A ação também contou com a participação de empresas, escolas e munícipes que retiraram ao longo do mês de setembro, mudas de árvores nativas de variadas espécies para o plantio.

A “Hora Verde” foi organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, e faz parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). Ao todo foram doadas aproximadamente 300 mudas, sendo 150 para escolas municipais e privadas, e 150 para munícipes e empresas. No total de aproximadamente 150 pontos espalhados em todo município e mais de 1.000 pessoas envolvidas na ação.

Inspirada pela “Hora do Planeta”, que incentiva os habitantes a apagarem as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, alertando para as questões ambientais globais, a “Hora Verde” incentiva o plantio em vários locais da cidade durante esses 60 minutos para difundir a importância da arborização para a qualidade ambiental e da população.

Plantio intermunicipal

A ação em conjunto com outros municípios foi proposta no contexto da Cooperação Técnica firmada entre Sorocaba e outras 13 cidades da região para tratar da agenda ambiental. Em 2019, além de Tatuí e Sorocaba, participam as cidades de Iperó, Porto Feliz, Itu, Ibiúna, Mairinque, Cerquilho, Boituva, Piedade e Salto de Pirapora.

A Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza de forma permanente mudas de árvores na sede da Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e está localizada na avenida São Sebastião, 307. Mais informações sobre a doação de mudas podem ser obtidas pelo telefone (15) 3241.5129.