Secretário de Educação visita escolas para parabenizar alunos pelo resultado da Avaliação Municipal 2019

O secretário municipal de Educação, Paulo Dias do Carmo, iniciou no dia 9 de setembro, um cronograma de visitas às 32 unidades escolares que participaram da primeira e segunda Avaliação Municipal 2019 aplicadas aos 5ºs anos. O objetivo das visitas é a proximidade com os  1067 alunos e também agradecer o empenho dos 52 professores das turmas pelo avanço significativo que as duas edições das avaliações apresentaram. 

Paulo Dias, tem apresentado aos alunos o resultado das provas aplicadas em fevereiro e agosto e na oportunidade faz um link entre avaliação interna municipal e as externas, estaduais e federais, como (SARESP- Sistema de Avaliação do  Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Destaca que as avaliações municipais trazem resultados imediatos , já as externas demoram em média 6 meses para divulgar seus resultados, e quando estes chegam os alunos já estão na rede estadual de ensino. 

Também enfatiza para os alunos que quando eles não comparecem nas avaliações e não se comprometem como deveriam,  ao realizarem as provas  e escreverem uma produção de texto,  comprometem o  resultado do  IDESP – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo e do  (IDEB) - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica . Os alunos entendem que um baixo desempenho nas provas e as ausências influenciam nos resultados da sua sala, da sua escola e do município como um todo.

Para finalizar, o secretário ressalta o respeito que os alunos devem ter com seus professores: “Pois se existem cobranças, é porque o professor realmente se preocupa com  todos, não apenas como aprendizes, mas como seres humanos”, diz. E salienta que essas avaliações são extremamente importantes, pois são elas que permitem à Secretaria Municipal de Educação produzir diagnósticos e tomadas de decisões que irão melhorar a cada dia a educação da rede municipal de ensino.

registrado em: