Secretaria de Educação promove formação da Argento 2020

A Secretaria Municipal de Educação está, desde 4 de março, com formação continuada da Argento 2020. O tema deste ano é “Estudo, Análise e Elaboração do Documento Orientador à Luz da BNCC e do Currículo Paulista”. Essas formações promovidas pela Parceiros da Educação acontecem na rede desde 2013.


Em 2020, diferente dos outros anos, a formação inclui, além dos professores de Ensino Fundamental, os de Educação Infantil também, considerado a base da formação educacional do aluno. A estrutura da capacitação acontece em cinco turmas, sendo elas: Linguagem, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Educação Infantil.


As formações foram recebidas positivamente pelos professores, segundo o relatório dos coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas. É notório nesses relatos o comprometimento de todos e a importância de mudança que a sociedade atual e, consequentemente, a educação está passando, portanto, as formações são primordiais para que todos se sintam apoiados na elaboração deste documento, e juntos (escola, família e secretaria) saibam quais devem ser os próximos passos para garantir a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em todas as nossas escolas.


BNCC – De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC), A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).

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