Notícias

Governador Geraldo Alckmin esteve em Ibiúna para dar início à duplicação da SP 250 - 22-12-2017

Obras da Rodovia Bunjiro Nakao têm investimentos de R$92,1 milhões do Governo do Estado e beneficiarão mais de 365 mil habitantes

O governador Geraldo Alckmin visitou o município de Ibiúna na quinta-feira (21) para dar início às obras de duplicação e modernização da Rodovia Bunjiro Nakao (SP 250), beneficiando diretamente a Região Metropolitana de Sorocaba. O secretário estadual de Logística e Transportes, Laurence Casagrande Lourenço, e o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ricardo Volpi, o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Marcio Elias Rosa, também estiveram presentes ao evento, além do prefeitos de Ibiúna, Cotia, São Roque e Piedade, deputados estaduais e federais, secretários municipais, vereadores, autoridades civis, imprensa e comunidade.

“Estamos iniciando hoje, às obras de duplicação da SP 250 da Rodovia Bunjiro Nakao ao longo de 13,9 km, entre o município de Ibiúna, Vargem Grande Paulista, passando por Cotia, chegando a Ibiúna”, destacou o secretário estadual Laurence Casagrande.

“Esse momento é um marco, muitos já lutaram, já batalharam para que essa duplicação acontecesse e hoje todo esse sonho está se realizando. A partir de 2018 muito mais entregaremos, o Governo do Estado tem nos ajudado muito com convênios em infraestrutura e turismo”, enfatizou o chefe do Executivo local, durante seu discurso.

O governador Geraldo Alckmin, falou sobre às quatro boas notícias para Ibiúna e região: a primeira é a duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao, que é um fator indutor de desenvolvimento, depois de duplicada, quem passar na Bunjiro daqui 10 anos, vai ser uma outra região, ela atrai empresa, ela gera emprego, e promove o desenvolvimento. “Nós estamos iniciando uma grande obra, são R$ 92 milhões de investimentos, 14 km de duplicação, gerando 500 empregos diretos e indiretos. Começa hoje a obra e o prazo é de junho de 2019, são 18 meses de obra”, disse o governador. “A duplicação também ajuda na geração de emprego, no ISS que melhora a arrecadação do município e o mais importante que é prevenir os acidentes, que é a maior causa de morte entre os jovens, então é uma vacina contra a principal causa entre os jovens”, ressaltou.

Para finalizar o governador lembrou que foi liberado para Ibiúna, como Estância Turística um recurso no valor R$ 2,3 milhões de reais para revitalização do Centro Olímpico.

A SP 250, que em média receber movimento superior a 13 mil veículos por dia, será duplicada em 13,9 quilômetros de extensão, do km 48,7 ao km 62,6, entre Vargem Grande Paulista, Cotia e Ibiúna, municípios com população estimada de 365.662 habitantes.

A obra também prevê a implantação de cinco passarelas, no km 49,6, km 53,3, km 57,2, km 59,7 e km 61,6, tornando mais segura a travessia de pedestres em locais onde a rodovia cruza área urbanizadas. Melhorias no sistema de drenagem, construção de dispositivos de acesso e implantação de nova sinalização também serão executadas.

Além do reforço na segunda viária e da garantia de melhor fluidez do tráfego, a modernização impulsionará a economia da região, onde se destaca uma expressiva produção agropecuária. Ibiúna, por exemplo, ocupa o 9º lugar no ranking dos dez maiores índices de Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Estado de São Paulo. Além disso, a região mantém atividade econômica voltada ao comércio e serviços.

Investimentos – O valor total da obra é R$92,1 milhões, obtidos a partir de um financiamento contraído pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA).

A contratação foi realizada através de uma licitação pública internacional conduzida pelo DER, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (SLT), que resultou em um desconto de R$52,9 milhões (36,5%) em relação ao preço de referência que era de R$ 145 milhões.

A empresa Heleno & Fonseca Construtecnica S/A, vencedora do processo licitatório, terá prazo de 18 meses para concluir as intervenções, após seu início. Durante o período, 325 novos postos de trabalho serão gerados, entre 81 diretos e 244 indiretos.

Novas licitações – Durante o evento, o governador também anunciou a publicação do edital da concorrência pública para a contratação das obras de duplicação e melhorias nos trechos urbanos da SP 250 que cruzam Vargem Grande e Ibiúna. Os serviços serão licitados em dois lotes, sendo o lote 1 do km 45,25 ao km 48,7 (em Vargem Grande Paulista), com valor estimado em R$35 milhões. Já o lote 2m compreendido entre o km 62,6 e o km 69,58 (Ibiúna), está orçado em R$ 68,25 milhões.

Estes investimentos também serão financiados pelo BIRD e pelo Banco Santander, com garantia da MIGA. O edital estará disponível na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (22) e a abertura das propostas está prevista para 8 de fevereiro de 2018.

Compartilhar        Enviar para um amigo        Versão para imprimir
Seu nome: