HOME

GALERIA  




Notícias

Ibiúna já vacinou mais de 28 mil pessoas contra febre amarela - 02-02-2018

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, vem intensificando a ação de bloqueio contra a Febre Amarela, e para isso segue disponibilizando a vacina contra a doença para crianças com mais de 5 anos, adultos e idosos no Centro Olímpico, localizado à (Rua José Cipriano de Freitas) a partir das 9h. Mas alerta que não há doses disponíveis em grandes quantidades. São distribuídas 300 senhas por dia e a vacinação acontece de segunda a sexta-feira.

 

No Centro de Saúde Central são vacinadas somente crianças menores de 5 anos (e o acompanhante da criança), com a distribuição de 100 senhas por dia, a partir das 9h. Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação e, para menores de 15 anos, é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação.

 

De acordo com o balanço da Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 28.334 doses (no período de 20 de dezembro a 31 de janeiro) entre Unidades de Saúde, Posto de Saúde Central e Centro Olímpico. Todas as pessoas, com idade a partir de nove meses de idade, devem se imunizar contra a doença.

 

Além de disponibilizar a vacina no Posto de Saúde Central e no Centro Olímpico, a Secretaria de Saúde realiza o chamado monitoramento e bloqueio nos bairros onde houve registro de macacos mortos (Dois Córregos, Areia Vermelha, Vargem do Salto, Piaí, Feital, Ressaca e Silvério). Esses bairros receberam a vacinação casa a casa.

 

“É importante as pessoas entenderem que não é matando os macacos que se resolve o problema da febre amarela. O macaco acaba sendo uma sentinela da possível presença do vírus em determinada região”, argumenta o setor da Vigilância Epidemiológica.

 

Diante da confirmação de novos casos da doença em todo o País, a procura pela vacina aumentou em diversos municípios e Ibiúna também registrou alta na procura. A Secretaria de Saúde montou uma programação para reforçar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros. Confira a programação:

 

ü  Nas unidades dos bairros do Paruru, Ressaca e Campo Verde, a vacinação acontece no dia 5 de fevereiro (no Paruru a partir das 12h30; no Campo Verde e Ressaca a partir das 9h);

 

ü  Nas unidades dos bairros do Recreio, Morro Grande e Pintos, a vacinação será no dia 6 de fevereiro, a partir das 9h;

 

 

ü  Veja quem pode tomar a vacina:

Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos.

 

ü  Não podem tomar a vacina:

Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.

Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.

Pessoas com alergia a ovos ou derivados.

Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.

Transplantados.

No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para vida toda.

Vale destacar que AS PESSOAS QUE JÁ TOMARAM A VACINA NÃO PRECISAM REPETIR A VACINAÇÃO. A dose aplicada em Ibiúna é única e vale por toda a vida.

Quem encontrar macacos mortos em Ibiúna pode entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelo telefone 3294.1381, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vale a pena ressaltar que o transmissor da febre amarela é o mosquito e não o macaco. É importante a população ajudar a eliminar possíveis criadouros, não deixando água parada, pois estamos em época de chuva e há outras doenças que são transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya.

 

Maiores informações pelo telefone: (15) 32412601.

 

 


       Compartilhar        Enviar para um amigo        Versão para imprimir
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo: