Notícias

Ibiúna sediará o 2º Seminário Regional de Meio Ambiente com temas importantes da Apa de Itupararanga - 11-11-2017

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente promove Seminário Regional de Meio Ambiente, dia 1º de dezembro, no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI), a partir das 9h30. O objetivo do evento é destacar a preservação dos recursos hídricos, além da importância e necessidade dos Pagamentos Por Serviços Ambientais (PSA) na região da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.

“Vamos ressaltar a importância de dar o devido encaminhamento para o reconhecimento do PSA como instrumento de gestão ambiental na Bacia. O pagamento ou a compensação por serviços ambientais consiste na transferência de recursos (monetários ou outros) a quem ajuda a manter ou a produzir os serviços ambientais”, ressalta o secretário municipal do Meio Ambiente.

Representantes de renome estarão no evento como a Dr.ª Eleusa Maria, representante da OAB Votorantim, que irá falar sobre o histórico e panorama geral do primeiro seminário. Na ocasião, o professor e Dr. André Cordeiro da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), vai apresentar como está a qualidade da água na Represa de Itupararanga, além de levar conhecimento a população, destacando a importância do reservatório para a região. Finalizando com a participação do Dr. Emerson Arruda também da UFSCAR, que apresentará os parâmetros e estudos do PSA.

Segundo o secretário, “além das apresentações e encaminhamento de proposta, ocorrerá à assinatura de protocolos para educação ambiental e apresentação da Carta por Itupararanga articulada pela ONG”. No mesmo dia e local irá acontecer à abertura do evento em comemoração da APA de Itupararanga, realizada pela Fundação Florestal com o apoio da Prefeitura.

Haverá exposições das escolas municipais de projetos de educação ambiental, exposição de turismo ecológico e agricultura orgânica. “Contamos com as presenças confirmadas de autoridade de toda região, prefeitos, deputados estaduais e federais, ONGs ambientais e representantes do Estado, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Saneamento e Recursos Hídricos, Comitê de Bacias e Fundação Agência de Bacias SMT, entre outros”, informa a Secretaria.

Participem deste importante evento!

Compartilhar        Enviar para um amigo        Versão para imprimir
Seu nome: