HOME

GALERIA  




Notícias

Vacinação contra febre amarela segue no município - 09-02-2018

A vacinação contra a febre amarela continua sendo realizada para crianças com mais de 5 anos, adultos e idosos no Centro Olímpico, localizado à (Rua José Cipriano de Freitas) a partir das 9h. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que não há doses disponíveis em grandes quantidades. São distribuídas 350 senhas por dia e a vacinação acontece de segunda a sexta-feira.

 

No Centro de Saúde Central são vacinadas somente crianças menores de 5 anos (e o acompanhante da criança), com a distribuição de 100 senhas por dia, a partir das 9h. Crianças de 9 meses a 2 anos de idade recebem a dose da vacina plena, assim como as pessoas que forem viajar para fora do país, também recebem a dose plena (mediante comprovante de viagem).

                                                 

De acordo com o balanço da Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 31.149 doses (no período de 20 de dezembro a 8 de fevereiro) entre Unidades de Saúde, Posto de Saúde Central e Centro Olímpico. Todas as pessoas, com idade a partir de nove meses de idade, devem se imunizar contra a doença.

 

Além de disponibilizar a vacina no Posto de Saúde Central e no Centro Olímpico, a Secretaria de Saúde realiza o chamado monitoramento e bloqueio nos bairros onde houve registro de macacos mortos, fazendo a vacinação casa a casa.

 

Como a vacina que previne contra a febre amarela causa algumas reações adversas a quem se encontra com o organismo debilitado, essas pessoas poderão apresentar sintomas como febre, dor no corpo e dor de cabeça. Dessa forma, a Vigilância Epidemiológica faz algumas ressalvas para quem pretende receber a dose: mulheres grávidas, mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses, transplantados, doentes crônicos, pessoas com alergia ao ovo e derivados e quem está em tratamento de infecção com antibióticos não devem ser imunizados.

 

No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Vale destacar que AS PESSOAS QUE JÁ TOMARAM A VACINA NÃO PRECISAM REPETIR A VACINAÇÃO. A dose aplicada vale por toda a vida.

 

Quem encontrar macacos mortos em Ibiúna pode entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelo telefone 3294.1381, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Mais informações pelo telefone: (15) 32412601.

       Compartilhar        Enviar para um amigo        Versão para imprimir
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo: